Dracurella

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

TAG: Moda Retrô masculina

Olá gente, o post de hoje é uma tag muito legal escolhida lá no grupo "Vintage & Retrô Bloggers" sugerida pela Ariadne Rodrigues, e eu fiquei super animada pra responder, vou me inspirar especificamente no meu namorado. Logicamente o estilo retrô masculino não se resumirá nas marcas e dicas que citarei, mas em todos os meus posts eu gosto de focar em coisas do meu dia a dia, tornar o blog algo mais pessoal.
Roupas sociais, relógios de bolsos e sapatos chiques não serão citados (quem sabe um dia, né amor?)

O vestuário masculino é bem amplo e várias marcas incríveis e cheias de histórias e tradicionalismo estão disponíveis para homens. O estilo retrô em roupas masculinas é um pouco mais sútil do que em roupas femininas, é preciso saber combinar e escolher com carinho as peças. Em alguns casos é mais considerável investir $ em algo que seja realmente especial, marcas icônicas como as que citarei preza infinitamente pela qualidade e pela história, e nada melhor do que um homem bem vestido, alinhado e dentro dos padrões antigos nos dias atuais, não é?



As polos são ótimas, eu particularmente adoro. Veste super bem, é uma peça muito charmosa. Dependendo da combinação da para fazer um look retrô incrível. A Fred Perry especificamente já faz o trabalho completo e não depende do resto da roupa para dar o toque retrô. Olha o porquê:

Fred Perry: Nos anos 40, Tibby Wegner um futebolista austríaco inventou um acessórios antitranspirante para usar ao redor do pulso, gazes com tecidos atoalhados. Com algumas alterações Perry inventou o sweatband. E o próximo passo foi criar camisas esportivas, lançadas em 1952 foi sucesso imediato. Tanto a elite quanto a classe trabalhadora começaram a usar, mas rapidamente a marca virou um item indispensável para os mod, Oi, Ska... Virou algo cultural.

Os suspensórios são uma marca registrada no mundo retrô, vários modelos podem ser encontrados com facilidade, os mais grossos eram usados especificamente para segurar as calças, além de serem uteis são estilosos e podem completar toda uma produção. E tem os suspensórios mais fininhos, que em muitos casos não são usados para segurar as calças nos lugares, e sim para ser só um acessório. E a Warrior é uma grande marca dos suspensórios fininhos: 

Warrior Clothing Vintage UK: Fundada em 1995 se tornou famosa por ser inspirada em roupas vintage, teve grande influência por soul music, rude boys e a scooter scene britânica. Hoje a marca foi abraçada pelo público punk e skinhead. Uma marca registrada, digamos assim. O que eu acho mais legal, é que a marca faz questão de deixar claro que foi fundada dentro desse universo, não é uma coisa simplesmente comercial e criada a partir de nada. 

Essa é a declaração deles: "A imagem da nossa marca é real, não é algo criado por executivos de terno cinza. Nós dançamos no norte, nos clubes de Soul, inalamos os gases do escapamento de scooter em reuniões e soamos em pequenos apertados shows de punk. Nós não apenas sonhamos o sonho  Nós vivemos isso."

Chapéus sempre foram uma parte um tanto quanto essencial no vestuário retrô. Várias curiosidades envolvem esse acessório tão especial. Chapéus tinham o papel de demonstrar a classe social que o sujeito pertencia, não era qualquer pessoa que saia por ai com chapéus altos, para isso você tinha que ter um papel importante na sociedade, isso automaticamente significava "superioridade". Com o tempo, uma gíria famosa surgiu, "high hat", direcionada para pessoas exibidas e que se colocavam aos ares. Já as boinas "scalawags" serviam tanto para malandros quanto para imigrantes, recém-chegados. E a Scally-Cap geralmente usada por malandros, operários que trabalhou em navios ou beira mar, era ligado especificamente a classe operária. 

Scalawags Heritage Apparel: É uma marca norte americana, fundada em 2012 voltada diretamente a chapelaria. Os fundadores fazem uso de suas heranças e prezam em honrar seus ancestrais, criando assim uma marca unica nos dias atuais. A marca personifica um bairro, com um elenco variado de personagens, que se reúnem para contar histórias, cantar cantigas e beber. A marca se diz profundamente comprometida com suas raízes, então se recusa a se colocar nos "ares", ou irem alto "high hat" assim como a gíria diz.

A marca faz uma bela citação para exemplificar a importância dos chapéus:

"Frank O' Connor, escritor irlandês, conta em um dos seus livros como, quando garoto ele e e seus amigos fariam seu caminho para o interior, quando eles se depararam com um muro que parecia ser muito alto e tornava dificil de permitir que a viagem continuasse, eles tiraram seus chapéus, e jogaram por cima do muro eles não tinham outra escolha a não ser segui-los." JFK

Marcas nacionais - Camisas: Felizmente é fácil de encontrar peças de roupas retrô voltada aos usuários masculinos, muitas lojas fazem muito jus ao tema. Por incrível que pareça hoje a tag foi sorteada e hoje chegou um presente que comprei pro meu namorado numa dessas lojas, a da vez foi a Vudu! Muuuuuuito linda!

Uma listinha de lojas:

Top Cat
Vudu!
Breaknecks
Belladonna

E é isso gente, espero que gostem do post! E quem responder a tag comenta aqui que eu quero muito acompanhar! Um obrigada especial pro meu namorado lindo e pra terminar o post deixo essa regra #5 do meu livro de "The Good Husband Guide":

"... E uma vez que um homem têm esse senso de alfaiataria, ele precisa de uma companheira igualmente bem vestida. Ele nunca mais vai achar ruim quando você passar na loja da costureira local ou comprar a sua terceira bolsa da semana." 

Até o próximo post! Bjô






4 comentários:

  1. Adorei as dicas e informações sobre as lojas. Eu não conhecia a Warrior Clothing Vintage UK! Vou dar uma olhadinha no site! =)

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI | Facebook | Bloglovin | Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Pri! Fico feliz!
      E faça isso, adoro essa loja <3

      Beijos! <3

      Excluir
  2. Gostei bastante do post, deu para perceber que você tem bastante influencia pessoal e isso é muito bom hehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir